Governo leva saneamento básico para 30 mil pessoas em Nova Cruz


O Governo do Estado prossegue com a execução das obras de esgotamento sanitário da cidade de Nova Cruz, tendo realizado 50% dos serviços de engenharia. A cidade será totalmente saneada até o final do próximo ano graças aos investimentos de R$ 10,8 milhões, oriundos do Governo do Estado, do Programa Pró-Saneamento da Caixa Econômica e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Quando o sistema estiver funcionando vai atender cerca de 30 mil habitantes que atualmente não contam com nenhum serviço de coleta de esgotos.

As escavações para colocação dos canos encontram-se atualmente na rua Dezoito de Abril, no Centro da cidade. Em Nova Cruz estão sendo implantados pela Caern 23.556 metros de rede coletora de esgotos e 2.407 ramais condominiais que ligam os imóveis à rede geral. No projeto são previstos 1.485 metros de emissários e uma Estação Elevatória para bombeamento dos esgotos.

Os esgotos coletados serão tratados em uma Estação de Tratamento (ETE) que será construída no bairro Cedron, próximo a RN 120, nas imediações do matadouro. A estação é formada por três lagoas de tratamento, sendo duas de maturação e uma facultativa. As empresas que trabalham na construção do sistema são Azevedo & Coelho Ltda e EC Engenharia, Construção e Consultoria Ltda. que tem prazo contratual para conclusão das obras até 8 de fevereiro de 2010 e 31 de outubro de 2010, respectivamente.

Com a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Cruz, o Governo do Estado, por meio da Caern, avança para alcançar a meta de duplicar o atendimento com esgotos no Rio Grande do Norte. Coletar e tratar esgotos é investir na saúde da população uma vez que, de acordo com dados apontados pela Organização Mundial de Saúde, cada real aplicado em saneamento, caracteriza prevenção e resulta na economia de quatro reais em saúde curativa.

Fonte: www.rn.gov.br
Compartilhar no Google +

About NCF

Autor

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade