Com provas em Natal e salários de 12 mil, Instituto abre 108 vagas

O Instituto Rio Branco lançou edital para 108 vagas para a carreira de diplomata – 6 delas destinadas para deficientes. As vagas são para o cargo de terceiro secretário, classe inicial da carreira de diplomata. Os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área. O salário é de R$ 12.413,03

Veja mais: Mãe, filha e amiga são mortas a tiros dentro de casa por ex-presidiário

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2010, das 10h do dia 11 de novembro até as 23h59 do dia 13 de dezembro. A taxa é de R$ 120. Os interessados em solicitar a isenção da taxa devem fazer o pedido no mesmo site e mesmo período das inscrições.


O diplomata representa, negocia, informa e protege os interesses brasileiros internacionalmente. Os selecionados trabalharão no Itamaraty, no Distrito Federal, na sede do Ministério das Relações Exteriores.

A seleção será composta por quatro fases: prova objetiva, duas provas discursivas e provas escritas de idiomas.

Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Primeira fase

A primeira fase, a prova objetiva de caráter eliminatório, está prevista para acontecer no dia 24 de janeiro de 2010. Haverá 80 questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.

A prova será feita em duas etapas com duração de três horas e trinta minutos cada uma. A primeira etapa terá início às 8h30 e, a segunda, às 15h.

Os locais de realização da prova devem ser publicados no “Diário Oficial da União” e no site do concurso no dia 14 de janeiro de 2010. Os gabaritos preliminares serão publicados nos mesmos locais até as 18h do dia 26 de janeiro de 2010.

Segunda fase

A segunda fase é a prova discursiva, eliminatória e classificatória, de português, que está prevista para acontecer no dia 21 de fevereiro de 2010. A prova terá duração de cinco horas. Será estabelecida uma nota mínima para a prova.

Terceira fase

A terceira fase será composta por seis provas escritas, das seguintes matérias e datas previstas: História do Brasil (24 de abril de 2010), geografia (25 de abril de 2010), inglês (1º de maio de 2010), política internacional (2 de maio de 2010), noções de economia (8 de maio de 2010) e noções de direito e direito internacional público (9 de maio de 2010)

As seis provas terão peso equivalente. Será estabelecida uma nota mínima para o conjunto das provas da terceira fase. Serão aprovados na terceira fase os candidatos que tenham alcançado a nota mínima de 360 pontos na soma das pontuações das seis provas desta fase.

O resultado provisório das provas da terceira fase deverá ser divulgado às 20h do dia 25 de maio de 2010, no site do concurso.

Quarta fase

A quarta fase será de provas escritas de espanhol e francês, de caráter classificatório. A prova de espanhol está prevista para ser realizada no dia 1º de maio de 2010, às 16 horas, e terá a duração de duas horas. A prova de Francês deverá ser realizada no dia 9 de maio de 2010, às 16h, e também terá duração de duas horas.

O resultado provisório das provas da quarta fase deverá ser divulgado no site do concurso às 20h do dia 9 de junho de 2010.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado no site do concurso e no “Diário Oficial da União” no dia 16 de junho de 2010.
Compartilhar no Google +

About NCF

Autor

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade