Homem morre com suspeita de gripe suína no hospital Walfredo Gurgel

Na tarde deste domingo morreu no Hospital Walfredo Gurgel um homem com suspeita de gripe suína. Ele estava com pneumonia e apresentando insuficiência respiratória.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, confirmou o óbito, embora tenha feito questão de ressaltar que trata-se de um caso suspeito.

"Existe uma recomendação para todos os hospitais, pacientes que apresentem quadro de pneumonia ou insuficiência respiratória, o exame é colhido e enviado para o Instituto Evandro Chagas”, disse. O procedimento foi realizado na vítima e o resultado deve sair dentro de oito dias.

Casos

Até agora, o total é de oito mortes causadas pelo vírus A (H1N1) no Rio Grande do Norte. De acordo Juliana Araújo, o estado já soma 70 casos confirmados, entre leves, graves ou com óbitos. Segundo informações da Sesap no início da semana, desde maio 358 exames foram encaminhados para o Instituto, sendo 70 casos confirmados, com 8 mortes por gripe suína. Cento e cinqüenta exames aguardam o laudo, dentre eles, outras 4 mortes continuam sob suspeita. 140 casos e uma morte já receberam o diagnóstico e foram descartadas a existência do vírus.

Cuidados

A Sesap alerta que a população em geral deve tomar os cuidados necessários para evitar o contágio. Entre eles, estão a higiene das mãos com água e sabão, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz. Além disso, deve-se evitar tocar os olhos, nariz ou boca após o contato com superfícies e não se compartilhar objetos de uso pessoal. Outro cuidado importante é proteger a boca e o nariz com lenços descartáveis, ao tossir ou espirrar. É recomendado, ainda, buscar manter-se em ambientes ventilados, procurando não circular em aglomerações e locais
fechados.

Onde fazer o exame

O exame está disponível nos Hospitais Públicos Estaduais, nos quatro Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Natal, em cinco hospitais privados (Natal Center, Casa de Saúde São Lucas, PAPI, Promater e UNIMED), e ainda no Hospital da Guarnição de Natal (referência para as unidades militares).
Compartilhar no Google +

About NCF

Autor

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade