RN tem aumento de 695% nos casos de dengue em 2011

O Rio Grande do Norte está a um passo de viver uma epidemia de dengue, uma das maiores de sua história. Segundo dados oficiais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), até a última sexta-feira (4), haviam 2.562 casos notificados, 25 casos confirmados e 2 óbitos suspeitos pendentes de confirmação. Em comparação com o mesmo período de 2010, quando haviam 322 notificações, houve um aumento de 695,65%.

E os dados reais ainda podem surpreender mais. Isto porque, segundo a sub-coordenadura de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, 57 municípios não estão repassando os números para a Secretaria. “Ainda não podemos generalizar e dizer que o estado vive uma epidemia de dengue. Sabemos que existem pontos epidêmicos, mas temos um grande número de municípios silenciosos. E isso dificulta muito nosso trabalho de acompanhamento, porque não podemos ter uma ideia exata da realidade da doença em todo o estado”, explicou.

Juliana explica que o conceito básico de epidemia é o aumento do número de casos acima do esperado. “Sabemos que o estado vive atualmente um alto risco, já que os números estão bem acima do ano passado. Temos também vários pontos com casos acima do limite esperado, mas não é prudente dizer que o estado vive epidemia”, enfatizou.

Ainda de acordo com a sub-coordenadura de Vigilância Epidemiológica, o Estado recebe e atualiza constantemente as notificações de todos os municípios. "Em períodos epidêmicos nós atualizamos nossas planilhas duas a três vezes ao dia. Os números estão sempre variando. Esse controle é de extrema importância para conseguirmos supervisionar os municípios mais críticos", afirmou Juliana.

A Sesap informou que já enviou equipes às Unidades Regionais de Saúde para supervisionar os municípios e verificar o trabalho de campo que está sendo feito pelos agentes de endemias.

Após as visitas, são produzidos relatórios que são encaminhados aos gestores municipais e às promotorias de saúde. O trabalho já foi feito nas regionais de Pau dos Ferros, Caicó, João Câmara e São José de Mipibu. Na Grande Natal, a supervisão foi feita nos municípios de Natal, Macaíba e Extremoz.


Compartilhar no Google +

About NCF

Autor

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade